Páginas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Resenha: O Sol e o Peixe, Virginia Woolf


Este livro é uma reunião de alguns textos poéticos da autora, ela é muito famosa por seus romances, mas Virginia escreveu vários, textos, contos e ensaios durante sua carreira. São textos de linguagem polida, bonitos, sensíveis e bem reflexivos que acredito ser a marca registrada da autora, fazer com que o leitor reflita sobre tudo o que é posto no papel.

Foi meu primeiro contato com a autora, nunca tinha lido nada dela anteriormente e confesso que gostei. Algumas ressalvas faço, com relação a esse primeiro contato e não estar acostumada com sua escrita, alguns textos achei difíceis e alguns trechos não entendi.
Entretanto gostei muito de como ela escreve e leva a reflexão.
Um texto que esta na primeira parte do livro, por título: “Memórias de um filósofo em casa”, é um de meus favoritos, segundo pesquisei e o leitor consegue ver em que Woolf esta relacionando, esse texto é sobre seu pai, que foi muito importante na sua formação e nas suas leituras. Nele Virginia mostra sua gratidão ao pai e como era fascinante ter uma pessoa que sempre a instigava a estudar e ler, fala de um homem excêntrico, porém trivial e de como sua leitura e escrita influenciava suas filhas. Um homem de grande intelecto e até digo que era um gênio incompreendido.

“Eu sou o mais facilmente entediado dos homens.” Pág.: 23

Em outro texto a autora mostra a importância de ler, não só um tipo de gênero ou autor, mas de tudo. A importância do leitor e como sua influência pode incentivar os autores a escreverem mais e melhor, sem julgamentos ou preconceitos.
O texto: Flanando em Londres, Depois de dizer que quer comprar um lápis, a autora viaja pelas ruas nas estórias de uma anã comprando sapatos, do livreiro e sua mulher, de todo o cotidiano das ruas de Londres de alto a baixo.

Autora bem densa, reflexiva e bem poética, gostei muito da leitura desses textos e quero ler mais da Virginia Woolf. Se ainda não leu nada dela comece pelos textos e contos que vão te introduzir melhor nos livros da autora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário